As famílias que tenham uma pessoa portadora de deficiência podem conseguir desconto na conta de luz, em todo o estado do Paraná. Isso acontece por meio do Programa Luz Fraterna, da Copel.
Para estar enquadrada nos requisitos deste programa a família precisa ter renda total de até três salários mínimos, e contar com um portador de deficiência ou patologia cujo tratamento demande uso continuado de aparelhos elétricos, além de estar inscrita na Tarifa Social – benefício criado pelo Governo Federal para conceder descontos na conta de luz às famílias de baixa renda de todo o Brasil. Também é necessário que a família faça o Cadastro de Usuário de Equipamento Vital.
Alguns dos equipamentos considerados vitais são respiradores, equipamento de diálise, aparelho de quimioterapia, concentrador de oxigênio, entre outros.
A família interessada em se informar melhor sobre o programa e de fazer sua inscrição pode procurar a Copel com documentos pessoais do usuário do equipamento e do responsável pela unidade consumidora, além de um formulário, um termo de compromisso e uma declaração de comprovação de vínculo com o responsável pelo imóvel.
Informe-se e cobre seus direitos.