SMCS, com foto de Cesar Brustolin.
A Prefeitura de Curitiba iniciou nesta semana a instalação do último lote de equipamentos de semáforos para pessoas com mobilidade reduzida. Os trabalhos devem ser encerrados até o fim de outubro.
O sistema funciona através de uma botoeira especial acoplada ao semáforo, que é acionada pelos cartões da URBS. Ao identificar o cartão, o semáforo abre por mais alguns segundos além do programado, permitindo uma travessia mais segura dos pedestres. O tempo de abertura pode ser até 50% maior do que o tempo de semáforo normal.
Já foram instalados módulos em 25 dos 31 cruzamentos previstos. O local mais acionado pelos usuários no mês de agosto foi o do cruzamento da Avenida Marechal Floriano Peixoto com a Rua Pedro Ivo, próximo à estação-tubo da Praça Carlos Gomes.
“É uma ótima ideia. Às vezes, os idosos acabam sendo atropelados porque não dá tempo de atravessar a rua. Eu cuido muito para atravessar e agora tenho essa vantagem de poder aumentar o tempo para a travessia. Vai facilitar muito a vida da gente”, diz Irma Bet, de 71 anos, que utilizou o equipamento pela primeira vez nesta quarta-feira (30) na Praça Carlos Gomes.
“Para quem já fui atropelado, como eu, esse equipamento será muito importante, dará muito mais segurança para atravessar a rua”, afirma Elízio Jaci Siqueira, 83 anos. “É uma iniciativa muito importante. Ando devagar e agora não vou precisar mais correr em alguns locais em que o semáforo abria muito rápido”, diz Maria de Mestre, de 69 anos.
Os equipamentos podem ser utilizados por 160 mil idosos, 13,2 mil pessoas com deficiência e 6,2 mil aposentados por invalidez que possuem atualmente um cartão de isento habilitado da Urbs. “O semáforo inteligente contribui para a redução das fatalidades no trânsito de Curitiba, principalmente com idosos, além de também permitir uma melhor acessibilidade às pessoas com deficiência”, diz a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.
No total são 120 módulos, com investimento de R$ 348 mil. A implantação está sendo realizada em pontos selecionados da cidade que apresentam maior risco de acidentes para pessoas com mobilidade reduzida, como cruzamentos próximos a unidades de saúde, hospitais e terminais de ônibus.
Os locais que já contam com a nova tecnologia são os seguintes:
• Rua 24 de Maio com a Rua Pres. Getúlio Vargas (Praça Ouvidor Pardinho – Unidade de Atenção ao Idoso)
• Rua Francisco Raitani (em frente ao Hospital do Idoso)
• Rua Ubaldino do Amaral com Rua Amâncio Moro (próximo à Igreja do Perpétuo Socorro)
• Rua Amâncio Moro com Rua Mauá (Igreja Perpétuo Socorro)
• Rua João Negrão com Rua Pedro Ivo (Terminal do Guadalupe)
• Rua André de Barros com Rua João Negrão (Terminal do Guadalupe)
• Av. Mal. Floriano com Av. Visconde de Guarapuava (local muitos atropelamentos)
• Av. Visconde de Guarapuava com Rua João Negrão (INSS)
• Av. Mal. Floriano Peixoto com Rua Pedro Ivo (Praça Carlos Gomes)
• Rua Pedro Ivo com Rua Westphalen (Praça Rui Barbosa)
• Rua Cap. Souza Franco com Av. Vicente Machado (Hospital da Cruz Vermelha e Hospital Geral de Curitiba)
• Rua XV de Novembro com Rua Camões (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná)
• Av. São José com Rua Fioravante Dalla Stella (Hospital do Cajuru)
• Rua Engº Benedito M. Da Silva x Rua Filipinas (UPA Cajuru)
• Via Vêneto x Rua Marcos Mocelin (Unidade de Saúde Santa Felicidade)
• Via Vêneto x Rua Sta. Bertila Boscardin (Terminal Santa Felicidade)
• Rua Anne Frank x Rua Napoleão Laureano (Terminal do Carmo)
• Rua Zonardy Ribas x Rua Maestro C. Frank (Terminal do Boqueirão)
• Rua Ten. Francisco F. de Souza x Rua Gabriel Corisco Domingues (Terminal do Carmo)
• Rua João Gbur x Rua Fernando de Noronha (UPA e Rua da Cidadania Boa Vista)
• Rua Canadá x Rua Arary Souto (UPA e Rua da Cidadania Boa Vista)
• Av. Paraná x Rua Pedro Doska (Unidade de Saúde Santa Cândida)
• Av. Comendador Franco x Rua Henrique Mehl (local com muitos atropelamentos)
• Rua Nivaldo Braga x Rua Osmário de Lima (Unidade de Saúde Iracema Capão da Imbuia)
• Rua Levy Buquera x Rua dos Pioneiros (UPA Sitio Cercado)
Novos grupos de equipamentos deverão ser instalados nos próximos 30 dias nos seguintes cruzamentos:
• Av. Toaldo Túlio x Rua Antônio Scorssin (Unidade de Saúde São Braz)
• Rua Lysimaco F. da Costa x Rua Papa João XXIII (Prefeitura)
• Rua Dep. Mário de Barros x Rua Carlos Pioli (Igreja do Divino, Celepar, Serpro, Tribunal de Contas e Secretarias do Estado)
• Rua Waldemar Kost x Rua Anne Frank (Unidade de Saúde Vila Hauer)
• Rua Carlos Klemtz x Rua Adorides Jesus C. Camargo (UPA Fazendinha)
• Rua Carlos Klemtz x Rua Gen. Potiguara (Terminal Fazendinha)