Oi oi, gente querida!
Boa notícia para os idosos e portadores de deficiência. O desrespeito às vagas exclusivas de estacionamento passa a custar mais, no bolso e na carteira de habilitação. A medida passou a vigorar em Curitiba a partir de ontem, 6/1, e se deu a partir da aprovação da lei 13.146, de julho de 2016, na Câmara dos Deputados.
Antes considerada uma infração leve, que tirava 3 pontos da carteira de habilitação, o estacionamento irregular agora passa a ser uma infração grave, que desconta 5 pontos na carteira. A multa também aumentou. Antes custava R$ 53,20. Agora este valor mais que dobrou, e está estabelecido em R$ 127,69.
O Código de Trânsito Brasileiro estipula que 2% do total das vagas nos municípios devem ser destinadas a pessoas com deficiência, e 5% aos idosos, em veículos devidamente identificados.
Infelizmente, ainda há muitos registros de desrespeito a esta norma por parte de quem precisa destes espaços. A cultura do “é só um minutinho” precisa acabar, e esta medida é mais um instrumento para garantir respeito, inclusão e cidadania. Cabe a todos nós fiscalizar e denunciar irregularidades junto às autoridades competentes.