Deficiência é a palavra que define disfunção ou falta de estrutura anatômica, fisiológica ou psicológica.
É condição na qual a pessoa não consegue realizar atividades consideradas comuns, e é provocada por dano ou anormalidade. Pode ser causada por doenças, acidentes ou fatores genéticos. Para ficar por dentro, confira algumas definições sobre os tipos de deficiência mais comumente debatidos:
Deficiência física
Quando há comprometimento de função física, ou alteração do corpo. É o conjunto formado por paresias (movimentos fracos ou limitados de um ou mais membros), plegias (paralisia de um ou mais membros) e das paralisias (déficit completo da força muscular em uma ou mais partes do corpo).
Deficiência auditiva
Quando ocorre perda parcial ou total das possibilidades de ouvir. Varia em graus e níveis de percepção de estímulo sonoro, e vai desde a considerada surdez leve até a anacusia, que é a surdez completa.
Deficiência visual
Quando há diminuição ou perda da capacidade de enxergar. Ocorre de forma genética ou adquirida no curso da vida. Dividida entre a cegueira (perda total de visão) e a baixa visão (comprometimento funcional dos olhos).
Deficiência mental
Quando há funcionamento intelectual significativamente inferior à média, gerando limitações em atividades consideradas cotidianas e comuns, como comunicação, cuidado pessoal, habilidades sociais, preservação da própria saúde e segurança etc.
Deficiência múltipla
Quando a pessoa apresenta mais de um tipo de deficiência.