Maria da Penha virá a Curitiba para Jornada Mulher Viver Sem Violência

(Com informações da SMCS. Foto: Facebook da Prefeitura de Curitiba)

 

De 23 a 25 de novembro, Curitiba vai sediar a 1ª Jornada Nacional “Mulher Viver Sem Violência” e trará para a cidade palestrantes que são referências nacionais no debate, na produção de conhecimentos e nas políticas públicas de enfrentamento da violência contra as mulheres.

 

A bioquímica e farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes tem presença confirmada na abertura do evento. O drama vivido por ela motivou a criação da lei 11.340/2006, que coíbe a violência doméstica e familiar contra a mulher no Brasil (Lei Maria da Penha).

 

A 1ª Jornada Nacional “Mulher Viver Sem Violência” integra o calendário da mobilização mundial dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. No mundo inteiro, as atividades de sensibilização e de conscientização a respeito do tema acontecem do dia 25 de novembro, que é o dia internacional da não-violência às mulheres, até o dia 10 de dezembro, data-símbolo da luta em favor dos Direitos Humanos. No Brasil, por causa da dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras, os “dias de ativismo” se iniciam em 20 de novembro, que é o dia nacional da consciência negra.

 

A jornada é promovida pela Prefeitura de Curitiba, Universidade Positivo (UP), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC).

 

Confira a programação completa da 1ª Jornada Nacional “Mulher Viver Sem Violência”, participe ou inscreva trabalhos pelo hotsite:

http://www.up.edu.br/i-jornada-nacional-mulher-viver-sem-violencia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top