Passeio Público é o 1º parque acessível a crianças com deficiência

O Passeio Público acaba de conquistar o título de primeiro parque acessível a crianças com deficiência. O playground do Passeio ganhou três brinquedos adaptados. Todos foram inaugurados dia 21 de setembro, Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.

Os equipamentos foram instalados ao lado dos brinquedos comuns, para que crianças com ou sem deficiência possam se divertir juntas. Uma medida simples, mas com potencial para criar uma sociedade muito mais inclusiva.

Além do balanço, foram inaugurados no Passeio Público uma mesa de areia e um painel com xilofone e jogo da velha. Os dois equipamentos foram desenvolvidos pela prefeitura, na oficina da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. O playground de areia do Passeio tem ainda uma faixa de calçamento, para que crianças com dificuldades motoras cheguem até os brinquedos.

Academias ao ar livre

Curitiba deve ganhar mais 16 academias ao ar livre, todas com equipamentos adaptados a pessoas com deficiência. A licitação para a compra dos aparelhos já foi autorizada e a instalação deve ocorrer em 2016. Segundo a superintendência da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, os locais que receberão as academias ainda não foram confirmados.

Projeto Inclusão + Bici 

bike (1)

E todos os domingos, entre 8 e 16 horas, na Avenida Cândido de Abreu e na Praça Nossa Senhora de Salete, Centro Cívico, acontece o Projeto Inclusão + Bici, com atividades esportivas, de ciclismo e recreação para todas as idades. Cerca de 2 mil pessoas passam pelo circuito por fim de semana.

Pessoas com algum tipo de deficiência podem pedalar uma bicicleta durante o circuito ofertado pelo Ciclolazer.

Alceu Rolim, que tem visão reduzida, foi um dos primeiros a experimentar. “Foi ótimo. É a primeira vez que venho ao projeto e gostei da ideia. Com certeza voltarei outras vezes”, afirmou. Apesar de ser atleta de corrida, voltar a andar de bike foi um momento especial para Rolim. “Acho que não andava de bicicleta há uns 30 anos. É muito bom. Mas para andar pela cidade é difícil, tem que sempre ter alguém do lado”, comentou.

O projeto Inclusão + Bici é organizado pelas secretarias municipais de Trânsito, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Esporte, Lazer e Juventude e pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba. São ofertadas para uso gratuito bicicletas de até três lugares para pessoas com deficiência, que poderão fazer passeios com suas famílias, ou pedalar na companhia de voluntários do projeto.

• Com informações da SMCS e do Jornal Gazeta do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top